sábado, 28 de setembro de 2013

CELULITE. SEUS ESTÁGIOS, PREVENÇÕES E TRATAMENTOS.

Qual de vocês, nunca parou em frente ao espelho e ficou apalpando aqui, apertando ali, tentando achar qualquer vestígio da famosa Celulite? Neste post, irei abortar este tema, falando um pouco dos graus, prevenções e tratamentos.

                              

Celulite ou Lipodistrofia Ginóide, este é um problema estético que esta presente em pelo menos 95% das mulheres, sendo mais raros nos homens. A celulite pode estar presente, em diversas biotipos, seja a pessoa, magra ou obesa, sendo assim, não esta relacionado a obesidade.
A Celulite ou Lipodistrofia Ginóide, é um alteração histológica que ocorre no tecido subcutâneo, que afeta mulheres e homens, sendo que em mulheres isso torna-se mais frequente.
A celulite normalmente começa a dar sinais na adolescência, porém, atualmente existe relatos com crianças, geralmente meninas já se tornando vitimas.

A celulite sempre atormentou nós mulheres, e quando o verão chega, essa preocupação só tende a aumentar mais e mais, devido a exposição das pernas, ou uso de saias e short's. Existem 4 graus de estágio desta doença das células ou tecidos subcutâneos. Nove em cada 10 mulheres no mundo sofrem deste problema, seja em sua forma mais suave (Grau 1) ou em seu estágio avançado (Grau 4). Entenda os níveis da celulite:
                         
                         


Abaixo segue a figura ilustrativa, demostrando os lugares do corpo, onde elas se localizam com maior frequência.
                           

Como se prevenir da Celulite?
Antes que a inimiga número 1 das mulheres, de as boas vindas a você, alguns hábitos praticados no dia a dia, podem ser muito úteis.

*Diariamente, após o término do banho, é bem interessante massagear coxas e pernas com cremes anticelulite. Com movimentos sempre leves, circulares e ascendentes desde o seu tornozelo até o quadril. Este mesmo procedimento pode ser realizado nos braços, indo até o ombro. O processo serve para mobilizar os líquidos acumulados.
*Alterne entre saltos baixos, o uso frequente de salto altos, dificulta a circulação.

*A natação e a hidroginástica são atividade recomendadas no combate a celulite, pois trabalham toda a musculatura de forma harmoniosa.

*Caso tenha preferência por outra atividade, opte pela caminhada, ao invés da corrida, evitando assim movimentos muito bruscos, evitando agredir os tecidos.

*Se passar muito tempo em pé ou sentada, tire um tempo para descansar, com as pernas elevadas.

*Procure comer frutas e vegetais crus e cozidos e alimentos ricos em fibras (cereais etc), ajudando a melhorar o hábito intestinal.

*Evite sal em excesso, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Beba bastante água para eliminar as toxinas.

                            

                                Frutas e Vegetais


Tratamentos que ajuda a eliminar a Celulite.
Hoje em dia, com o boom do ramo estético e com o avanço da tecnologia, existe vários tratamentos, que prometem a diminuição ou até mesmo, dependendo do caso, a eliminação da celulite. Abaixo irei compartilhar com vocês, alguns desses tratamentos disponíveis atualmente.

                          

Drenagem Linfática: Indicada para qualquer intensidade do problema. Realiza-se um massagem suave, que ajuda o escoamento da linfa, melhorando a circulação sanguínea e eliminando as toxinas.
                          
Endermologia: Tipo de massagem mecânica realizada por um aparelho que produz um vácuo suave, puxando e soltando a pele, com movimentos que seguem a circulação linfática.
Eletrolipoforese: Com agulhas finas, parecidas com as que são usadas na acupuntura, ligadas a um aparelho especial, que funciona com eletricidade, são introduzidas na pele. Elas transmitem impulsos elétricos que melhoram a microcirculação.

                         

Ultra-Som: Aparelho que emite ondas de baixa frequência, numa profundidade de 3 a 4cm. Agitando as moléculas de água da região, que se colidem com células adiposas, causando a eliminação de gorduras e toxinas. Esta técnica não é funcional para estágios avançados da celulite, e também não apresenta bons resultados, se usada isoladamente.

Fontes: Maureny Miranda; Mulherdasociedade.com; Google


                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About